Dez grandes lutas envolvendo alguns dos melhores atletas do Rio Grande do Sul. Os mais de 600 expectadores que foram até o Centro Desportivo Municipal no último sábado (13/12) não se decepcionaram com o eletrizante espetáculo, que já está entre os maiores eventos do estado.
A terceira edição do Combat Guerreiros Thai, promovido pela AGT, associação que carrega o nome do evento, não poderia ter sido melhor para os santa-marienses, que viram o lutador local Bruno Guimarães, de 20 anos, derrotar Marcio Açougueiro na luta principal de muay thai profissional, confirmando sua grande fase e aumentando seu cartel para sete vitórias em sete lutas na arte tailandesa.
Representando equipes de Santa Maria, Eduardo Curado (Garra Team) muay thai amador, Júnior Palma (AGT) muay thai profissional, e Léo Morosetti (MP Team) MMA, também venceram seus combates, para delírio da torcida.
Veja quem levou os cinturões do III Combat Guerreiros Thai:
Luta 1 (K1 amador até 55 kg): Thaiane Souza (Esquilo Brothers-Bagé), de 21 anos, vice-campeã gaúcha de muay thai, chegou à sua oitava vitória em nove combates ao vencer a atual bi-campeã gaúcha e brasileira de muay thai, Bruna Trapp ( Big Fighters-Santa Cruz do Sul), por decisão unânime (30×27/30×27/30×27).
Thaiane (luvas pretas) venceu Bruna Trapp. Foto: Diogo Viedo/EsporteSUL
Luta 2 (mauy thai amador até 68 kg): O goiano Eduardo Curado (Garra Team-Santa Maria), 19 anos, estreou em competições oficiais vencendo por nocaute no primeiro round o santa-mariense Bruno Nauter (Santa Maria Team Fighter), de 18 anos.
Curado ficou com o cinturão no duelo contra Bruno Nauter. Foto: Diogo Viedo/EsporteSUL
Luta 3 (muay thai profissional até 68 kg): Primeiro atleta da AGT a subir ao ringue, Júnior Palma, 22 anos,estreou como profissional derrotando Fagner Antonio Jandrey, 31 anos (Dragões Thai-Santa Cruz do Sul), que veio a Santa Maria com um histórico de duas derrotas, dois empates e uma vitória, por interrupção médica após levar uma cotovelada no rosto no segundo round.
Júnior Palma venceu na sua estreia como profissional. Foto: Diogo Viedo/EsporteSUL
Luta 4 (muay thai profissional até 63 kg): Com um nocaute técnico conquistado no segundo round, o gabrielense Daniel Brum, 20 anos, (AGT), superou Tiago Esquilo, da Esquilo Brothers, de Bagé.
Daniel Brum (luva azul) nocauteou Esquilo. Foto: Diogo Viedo/EsporteSUL
Luta 5 (muay thai profissional até 71 kg): Wellington Alemão (LX Jiu-Jitsu-Soledade), conquistou sua 14ª vitória em 15 lutas por decisão médica após André “Unabomber” Machado, de 25 anos, que representa a Escola Gaúcha de Esteio (RS), sofrer um corte profundo na perna no segundo round.
Alemão (esquerda) levou o cinturão. Foto: Diogo Viedo/EsporteSUL
Luta 6 (muay thai profissional até 80 kg): Murilo Rios (Equipe Elite Thai Porto Alegre), venceu Rafael de Oliveira (Big Fighters – Santa Cruz do Sul), por decisão unânime (30×27/30×27/30×27). Com a vitória, o cachoeirense de 26 anos chegou à seu nono triunfo em onze lutas disputadas. Já Rafael, 29 anos, amargou sua sétima derrota em 17 combates.
Murilo Rios venceu pro decisão unânime dos árbitros. Foto: Diogo Viedo/EsporteSUL
Luta 7 (muay thai profissional até 78 kg): Representante da cidade na principal luta da noite, Bruno Guimarães, 20 anos, grau azul de muay thai, e grande promessa da AGT, venceu sua sétima disputa como profissional de forma brilhante. Contra o experiente Marcio Açougueiro, 30 anos, que comanda a Equipe Garra Team de Santiago e pratica a arte tailandesa há 14 anos, e que veio a Santa Maria para defender um histórico de 34 vitórias em 40 lutas, Bruno mostrou porque é apontado pela Federação Gaúcha como um dos quatro melhores lutadores do estado. Com uma joelhada que acertou em cheio Açougueiro no terceiro dos cinco rounds previstos, Bruno derrubou o rival para não mais levantar fazendo o Centro Desportivo Municipal explodir.
Bruno Guimarães incendiou o público com um grande nocaute. Foto: Diogo Viedo/EsporteSUL
Luta 8 (MMA profissional até 88 kg): Faixa marrom de jiu-jitsu e comandante da equipe MP Team de Santa Maria, Léo Morosetti, 31 anos, entrou no ringue apoiado em peso pela barulhenta torcida santa-mariense. Mais de dois anos após seu primeiro combate de MMA, Léo não deu chances a Ezequiel Maciel, de 20 anos, da LX Jiu-Jitsu, de Soledade (RS), estreante em lutas profissionais. Após um ataque fulminante logo no primeiro round, Leo usou suas técnicas da arte suave para chegar ao nocaute técnico após incríveis sequências de golpes na cabeça do seu oponente, fazendo explodir o CDM.
Léo soltou o braço e acabou com a luta no primeiro round. Foto: Diogo Viedo/EsporteSUL
Luta 9 (MMA profissional até 77 kg): O gaúcho de Dona Francisca Roberto “Cigano”, de 39 anos, que apresenta um vasto cartel de lutas. Defendendo a equipe Golden Gypsy, de Blumenau (SC) o grau preta de muay thai que soma 73 combates e outros 85 de boxe ao longo de mais de 20 anos de carreira, precisou de apenas 12 segundos para soltar a mão e nocautear Vinicius Trindade (Sport Center-Bagé), no embate mais rápido da noite.
Cigano (direita) venceu o combate em apenas 12 segundos. Foto: Diogo Viedo/EsporteSUL
Luta 10 (MMA profissional até 84 kg): O paraense Caio Paturi, de 25 anos, que chegou a santa Maria no começo do mês, para se preparar exclusivamente para o duelo com Paulo Renato, 20 anos, da Sport Center, de Bagé, não precisou de mais de um round para finalizar seu adversário no duelo derradeiro já na madrugada de domingo.
Paturi fechou a noite com outra vitória no primeiro round. Foto: Diogo Viedo/EsporteSUL
A décima vitória em 16 lutas do paraense, que se preparou na MP Team do amigo Léo Morosetti, encerrou a sequência de quatro lutas invictas de Paulo Renato, e garantiu mais uma alegria à torcida santa-mariense no evento que promete voltar ainda mais forte em 2015.
Por Diogo Viedo, em 15/12/2014.