Engana-se quem ainda pensa que as mulheres são o “sexo frágil”. Mesmo em um universo ainda dominado e constituído por homens, está cada vez mais comum vermos mulheres sobre ringues, octógonos e tatames. Prova disso é o Combat Guerreiros Thai. Se, em 2014 o tradicional evento reservou apenas uma luta feminina, na atual temporada, para a sua quarta edição, serão três combates entre mulheres, nas 15 lutas que prometem sacudir o Centro Desportivo Municipal (CDM), no dia 12 de dezembro.
O destaque de hoje fica por conta do embate local de muay thai amador entre a atleta Priscila Araújo, da Associação Guerreiros Thai (AGT), e a lutadora Bruna Santos, da Garra Team Santa Maria, que medem forças pela categoria até 63kg do torneio que mais uma vez que irá reunir alguns dos principais nomes estaduais das artes marciais em Santa Maria.
Revelada pelo projeto social desenvolvido pela AGT, o “Guerreiros em Busca da Liberdade”, a atleta Priscila Araújo já é tratada como uma das promessas do muay thai santa-mariense. Antes de conhecer o boxe tailandês, modalidade que pratica há dois anos, após ser descoberta pelo mestre Carlos Garda, a atleta demonstrava o seu talento nas artes marciais na capoeira, onde é graduada com o cordel verde. Mas foi realmente no muay thai que Priscila Araújo entrou de vez para o mundo das lutas, de onde não deseja sair mais.
Além dos treinos diários com os demais atletas da AGT, Priscila Araujo também ministra aulas de muay thai feminino na Academia Equilibrium Fitness, incentivando ainda mais a prática do esporte entre as mulheres. No IV Combat, a promessa da AGT fará a sua terceira luta no muay thai amador. Até o momento Priscila contabiliza uma derrota, no Santiago Fight, no município de Santiago, e uma vitória, no OFC, em Tupanciretã.
– Estou muito ansiosa. Além de lutar em casa tenho toda a minha torcida da Associação Guerreiros Thai. Mantenho uma rotina com aulas de muay thai feminino e com treinos, de segunda a segunda. No tempo que sobra também aproveito para treinar. Não conheço muito sobre a minha adversária, mas sei que com certeza deve ser uma grande atleta. Nos que estamos no meio das artes marciais estamos aqui para aprender e se a vitória vier tanto para uma como para outra temos que ficar felizes, já que vamos lutar em casa. Vamos decidir quem é melhor em cima do ringue. Garra e empenho não vai faltar, na hora de subir no ringue vou trabalhar tudo o que aprendei, vou dar o meu máximo, porque treinamento forte e potencial eu seu que eu tenho. Espero a minha vitória, se não vir, sei que terei muitas pela frente. – Manifesta Priscila Araújo.
priscila Araujo vem de vitória por nocaut no OFC.
No corner oposto ao de Priscila Araújo estará a lutadora Bruna Santos, da Garra Team Santa Maria. Natural de Cruz Alta, a atleta de 24 anos também é uma revelação do muay thai no Coração do Rio Grande, modalidade que pratica há menos de um ano. Porém, seu primeiro contato com as lutas foi ainda no noroeste do estado, onde praticou boxe durante dois anos. Após se mudar para Santa Maria, escolheu a equipe Garra Team e o muay thai para seguir a paixão pelas artes marciais.
Em junho de 2015, Bruna Santos fez a sua estreia sobre os ringues em um dos eventos mais prestigiados da “arte de oito armas” no estado, na Copa Copa Rio Grande do Sul de Muay Thai, em Gravataí, onde garantiu a sua primeira e até agora única vitória no currículo de lutadora.
Apesar das tarefas diárias, onde concilia trabalho com estudos, Bruna Santos ainda dedica boa parte do tempo livre para os treinos com a Garra Team. Para o IV Combat, além de aumentar a carga dos treinamentos de muay thai com a professora Caroline Moraes, responsável pela equipe santa-mariense, a atleta também deu ênfase na preparação física, tudo para atingir o auge do seu desempenho no dia 12 de dezembro.
– O meu nervosismo está a mil, mas como disse e repito, eu estou indo pelo esporte, ganhar ou perder vai ser consequência, mas com certeza darei o meu melhor em cima do ringue. Venho de uma rotina puxada de treinos. Estava em uma correria com outros compromissos, mas como já entrei de férias, ganhei um tempo a mais para me dedicar e focar exclusivamente no Combat. Nao conheço a minha adversária, vou conhecer realmente ela só mesmo quando subirmos as duas no ringue. Vou dar o meu melhor, vou atrás dessa vitória em nome da minha equipe. – Declara Bruna Santos.
Bruna Santos é mais uma atleta da equipe Garra Team confirmada no IV Combat.
O IV Combat Guerreiros Thai será no dia 12 de dezembro, às 20h. Os ingressos limitados já estão à venda. Arquibancada no valor de R$ 15,00 e Vip de R$ 30,00, ambos no lote 1. Os ingressos podem ser adquiridos na sede central da Associação Guerreiros Thai.